Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
Authors: | Paula Rodrigues Alves Silva |
First Advisor: | Maria Manuela Martins Soares David |
First Referee: | Sandra de Lacerda Cardoso |
Abstract: | A dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf | 795.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.