Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QSGL9
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Medidas de comprimento e massa para crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental
Autor(es): Naia Peres Pinheiro
primer Tutor: Vanessa Sena Tomaz
primer miembro del tribunal : Sandra de Lacerda Cardoso
Resumen: Este trabalho é o resultado de uma investigação sobre a percepção das crianças de seis e sete anos de idade sobre medidas de comprimento e massa. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Tristão da Cunha, localizada na região Norte de Belo Horizonte. Foram apresentados aos alunos o aspecto histórico sobre o desenvolvimento das formas de realizar medidas de comprimento e os principais instrumentos de medição. Os alunos participaram de várias atividades que envolviam medir objetos escolares e espaços da sala de aula usando partes do corpo e instrumento como régua, trena, metro articulado, fita métrica e balança. As atividades realizadas foram elaboradas com base nas propostas de Centurón (1994); Cerquete-Alberanke (1997); Machado (1997); e Walle (2009). As Proposições curriculares do ensino fundamental de Belo Horizonte, também orientaram este trabalho. Os resultados mostraram que o estudo de medidas com criança pode ampliar o universo dos conhecimentos matemáticos que vão além de sua vivência escolar e que a abordagem histórica das medidas associadas a atividades práticas de medições em espaço de atuações das crianças, suscitou maior participação delas e contribuiu para a compreensão do conceito de medidas.
Asunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Pesos e medidas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QSGL9
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
naia_peres_pinheiro.pdf14.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.