Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QSGL9
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vanessa Sena Tomaz | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sandra de Lacerda Cardoso | pt_BR |
dc.creator | Naia Peres Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T15:06:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T15:06:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QSGL9 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é o resultado de uma investigação sobre a percepção das crianças de seis e sete anos de idade sobre medidas de comprimento e massa. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Tristão da Cunha, localizada na região Norte de Belo Horizonte. Foram apresentados aos alunos o aspecto histórico sobre o desenvolvimento das formas de realizar medidas de comprimento e os principais instrumentos de medição. Os alunos participaram de várias atividades que envolviam medir objetos escolares e espaços da sala de aula usando partes do corpo e instrumento como régua, trena, metro articulado, fita métrica e balança. As atividades realizadas foram elaboradas com base nas propostas de Centurón (1994); Cerquete-Alberanke (1997); Machado (1997); e Walle (2009). As Proposições curriculares do ensino fundamental de Belo Horizonte, também orientaram este trabalho. Os resultados mostraram que o estudo de medidas com criança pode ampliar o universo dos conhecimentos matemáticos que vão além de sua vivência escolar e que a abordagem histórica das medidas associadas a atividades práticas de medições em espaço de atuações das crianças, suscitou maior participação delas e contribuiu para a compreensão do conceito de medidas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Histórica | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de Medição | pt_BR |
dc.subject | Medida de Comprimento e Massa | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Pesos e medidas | pt_BR |
dc.title | Medidas de comprimento e massa para crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
naia_peres_pinheiro.pdf | 14.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.