Browsing by Author Adriana Araújo Pereira Borges

Jump to: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
or enter first few letters:  
Showing results 1 to 20 of 25  next >
Issue DateTitleAuthor(s)Type
2021Acessibilidade curricular para estudantes com deficiência: contextualização e reflexões com base na legislação brasileira (1988-2020)Marcia Marilia Teixeira Alves de Souza Duarte; Adriana Araújo Pereira BorgesArtigo de Evento
2022Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19Adriana Maria Valladão Novais Van Petten; Adriana Araújo Pereira Borges; Maria Luísa Magalhães NogueiraArtigo de Periódico
28-Apr-2023Os conceitos de criança anormal, criança-problema e criança excepcional em produções brasileiras: contribuições da história da psicologia para a educação especialCristina Rodrigues de Oliveira LimaDissertação
14-Mar-2020Contribuições da terapia ocupacional no tratamento de intervenção precoce nas crianças com transtorno do espectro autistaPaula Ramos CamposMonografia (especialização)
20-Aug-2021Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aulaAdriana Araújo Pereira Borges; Carlo SchmidtArtigo de Periódico
30-Aug-2022A divulgação e recepção dos conceitos teóricos de Reuven Feuerstein e suas contribuições para a Psicologia e a Educação brasileiras.Tatiana Campos VasconcelosDissertação
3-Dec-2021A educação de surdos na cidade de Belo Horizonte: uma perspectiva históricaTales Douglas Moreira NogueiraDissertação
20-Jan-2021Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotasJosiane Pereira Torres; Adriana Araújo Pereira BorgesArtigo de Periódico
2020Educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil: análise da influência internacional no contexto localAdriana Araújo Pereira Borges; Josiane Pereira TorresArtigo de Periódico
Oct-2018A escolarização de alunos com deficiência em Minas Gerais: das classes especiais à educação inclusivaAdriana Araújo Pereira Borges; Regina Helena de Freitas CamposArtigo de Periódico
28-May-2021"A escolarização de autistas em Minas Gerais (1980/1990). Uma análise a partir da circulação do conceito"Luciana Pereira Braga AmaralDissertação
13-Nov-2020Fontes do conhecimento histórico em educação e educação especial: entre a tradição e a renovaçãoAdriana Araújo Pereira Borges; Maria Edith Romano SiemsArtigo de Periódico
31-Jan-2018Formação de professores para a educação especial: a experiência de Helena Antipoff e seus colaboradores na Fazenda do Rosário na década de 1960: volumes I e IIMaria de Fátima Pio CassemiroTese
2019Helena Antipoff e a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais: filantropia e ciência em prol dos anormaisAdriana Araújo Pereira Borges; Esther Augusta Nunes BarbosaArtigo de Periódico
14-Mar-2020Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusãoRafael da Costa SilvaMonografia (especialização)
14-Mar-2020O PDI da Secretaria de Educação de Minas Gerais e as especificidades de aprendizagem de crianças TEA : componentes do PDI para promover a inclusão escolar de crianças TEADenise Brandão Almeida VillaniMonografia (especialização)
27-Mar-2020A percepção de professores (as) sobre a utilização do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) em Minas GeraisBruna Cristina da Silva HudsonDissertação
Apr-2018Política de cotas na Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiênciaAdriana Maria Valladão Novais Van Petten; Terezinha Cristina da Rocha; Adriana Araújo Pereira BorgesArtigo de Periódico
31-Aug-2022O reconhecimento do transtorno depressivo entre os alunos de um curso de medicina por professores e por mentoresCarlos Eduardo Resende SampaioDissertação
11-Apr-2019A revista infância excepcional (1933 – 1979): uma contribuição para a história da educação especialEsther Augusta Nunes BarbosaDissertação