Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32294
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Combate ao racismo na escola |
Authors: | Israel Matos Pereira |
First Advisor: | Claúdia Elizabete dos Santos |
Abstract: | Este estudo considera que não há como negar a prática da discriminação racial dentro das escolas, em contrapartida destaca a frequente postura de gestores e docentes que tentam naturalizar a presença de ações e discursos discriminatórios nas escolas. Precisamos avançar e assumir ações que ultrapassem discursos que pregam a igualdade entre os indivíduos. Afinal, estas posturas pouco efetivas tendem a deixar os estudantes desmotivados devido a ausência de ações e propostas pedagógicas mais efetivas no espaço escolar. As propostas de implantação da temática étnico-racial descritas neste estudo e desenvolvido em duas escolas públicas do ensino fundamental, uma estadual e outra municipal, demonstraram que o apoio da gestão durante o desenvolvimento das propostas pedagógicas serve como suporte para a ampliação das ações e também para longevidade dos projetos. Caso contrário, manteremos a dinâmica da responsabilização de uma figura central nas escolas para garantir aos estudantes o direito de terem acesso ao ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do nosso país. |
Subject: | Educação - Racismo Educação de jovens e adultos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32294 |
Issue Date: | 9-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Plano de ação Israel 26 03.pdf | 896.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License