Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32648
Type: Dissertação
Title: O Araguaia e as suas resistências insurgentes: a educação popular no sertão matogrossense
Authors: Danilo Macruz Inácio
First Advisor: Lucia Helena Alvarez Leite
metadata.dc.contributor.advisor2: Leôncio José Gomes Soares
First Referee: Juarez Tarcísio Dayrell
Second Referee: Suzana Lanna Burnier Coelho
Third Referee: Heloisa Salles Gentil
metadata.dc.contributor.referee4: Patrícia Moulin Mendonça
metadata.dc.contributor.referee5: Igor Thiago Moreira Oliveira
Abstract: Este trabalho de pesquisa de mestrado expõe uma história ocorrida na região do Araguaia, nordeste matogrossense, a partir da década de 1970, palco de inúmeras lutas e disputas entre camponeses, povos indígenas e representantes do Capital. O Araguaia se configura como uma região de grandes latifundiários que, sempre querendo mais terras, usam e abusam dos poderes bélico e econômico para ameaçar, expulsar e matar indígenas, posseiras, defensoras dos direitos humanos e lutadoras dos Movimentos Sociais, além de realizarem um ataque severo à igreja católica instalada na região. A chegada do bispo católico Pedro Casaldáliga trouxe à região uma grande movimentação, pois ele, um dos ícones da Teologia da Libertação, a Igreja dos Pobres, luta ao lado do povo por uma vida digna para todas. Realçar essa história, silenciada pelo tempo, é um dos objetivos desta pesquisa, que escutou oito vozes de lutadoras desses movimentos. Fundamentada na educação popular, a dissertação mostra como vários processos de educação, realizados na assim conhecida "região da Prelazia", transformaram vidas de famílias campesinas, trazendo a força de um povo que lutou para conseguir uma educação digna, gratuita e de qualidade, onde a maioria das educadoras era leiga (sem formação escolar completa). Além de vasta leitura documental, as entrevistas narrativas de oito educadoras, realizadas em Belo Horizonte, Goiânia e Cidade de Goiás, foram as bases principais para esta pesquisa, que mostra como as vivências transformaram as próprias vidas das entrevistadas até os dias atuais, tanto nas perspectivas pessoal e social, como política, profissional e de lutas por um país com mais equidade.
Subject: Educação
Igreja e problemas sociais
Teologia da libertação
Movimentos sociais rurais - Mato Grosso
Áreas índigenas
Educação popular
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32648
Issue Date: 28-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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