Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32723
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Construção de significados a partir da discussão sobre o ciclo da água
Autor(es): Filipe Pedrosa Barbosa
primer Tutor: Nilma Soares da Silva
primer miembro del tribunal : Daniela martins Buccini Pena
Resumen: Para a construção de significados químicos pelos estudantes, a partir de um conjunto de aulas investigativas, desenvolvemos este trabalho. Foi realizada uma coleta de dados para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e então, elaborada uma sequência didática utilizando-se da Abordagem Investigativa no Ensino de Ciências com o objetivo de verificar se esta pode contribuir para construção de significados pelos estudantes. Os alunos foram considerados como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que participaram das discussões em sala de aula, desenvolveram experimentos, foram levados a fazer relações entre o conhecimento e o contexto e desenvolver autonomia crítica para analisar dados e tomar decisões. Percebemos, a partir de um instrumento de coleta de dados, que a construção de significados é favorecida quando as explicações científicas têm relação com o contexto do estudante e o professor se torna mediador do processo de construção de significados ao tomar uso da abordagem investigativa para o Ensino de Ciências.
Asunto: Ciência - Estudo e ensino
Ciclo hidrológico
Água - Estudo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32723
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DA ÁGUA - Filipe pedrosa Barbosa.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.