Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32723
Type: Monografia (especialização)
Title: Construção de significados a partir da discussão sobre o ciclo da água
Authors: Filipe Pedrosa Barbosa
First Advisor: Nilma Soares da Silva
First Referee: Daniela martins Buccini Pena
Abstract: Para a construção de significados químicos pelos estudantes, a partir de um conjunto de aulas investigativas, desenvolvemos este trabalho. Foi realizada uma coleta de dados para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e então, elaborada uma sequência didática utilizando-se da Abordagem Investigativa no Ensino de Ciências com o objetivo de verificar se esta pode contribuir para construção de significados pelos estudantes. Os alunos foram considerados como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que participaram das discussões em sala de aula, desenvolveram experimentos, foram levados a fazer relações entre o conhecimento e o contexto e desenvolver autonomia crítica para analisar dados e tomar decisões. Percebemos, a partir de um instrumento de coleta de dados, que a construção de significados é favorecida quando as explicações científicas têm relação com o contexto do estudante e o professor se torna mediador do processo de construção de significados ao tomar uso da abordagem investigativa para o Ensino de Ciências.
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Ciclo hidrológico
Água - Estudo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32723
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.