Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9178979858378681pt_BR
dc.contributor.referee1Daniela martins Buccini Penapt_BR
dc.creatorFilipe Pedrosa Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T21:37:03Z-
dc.date.available2020-03-05T21:37:03Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32723-
dc.description.resumoPara a construção de significados químicos pelos estudantes, a partir de um conjunto de aulas investigativas, desenvolvemos este trabalho. Foi realizada uma coleta de dados para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e então, elaborada uma sequência didática utilizando-se da Abordagem Investigativa no Ensino de Ciências com o objetivo de verificar se esta pode contribuir para construção de significados pelos estudantes. Os alunos foram considerados como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que participaram das discussões em sala de aula, desenvolveram experimentos, foram levados a fazer relações entre o conhecimento e o contexto e desenvolver autonomia crítica para analisar dados e tomar decisões. Percebemos, a partir de um instrumento de coleta de dados, que a construção de significados é favorecida quando as explicações científicas têm relação com o contexto do estudante e o professor se torna mediador do processo de construção de significados ao tomar uso da abordagem investigativa para o Ensino de Ciências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.subjectCiclo da águapt_BR
dc.subjectConstrução de significadospt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiclo hidrológicopt_BR
dc.subject.otherÁgua - Estudopt_BR
dc.titleConstrução de significados a partir da discussão sobre o ciclo da águapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.