Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32723
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nilma Soares da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9178979858378681 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Daniela martins Buccini Pena | pt_BR |
dc.creator | Filipe Pedrosa Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T21:37:03Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T21:37:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32723 | - |
dc.description.resumo | Para a construção de significados químicos pelos estudantes, a partir de um conjunto de aulas investigativas, desenvolvemos este trabalho. Foi realizada uma coleta de dados para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e então, elaborada uma sequência didática utilizando-se da Abordagem Investigativa no Ensino de Ciências com o objetivo de verificar se esta pode contribuir para construção de significados pelos estudantes. Os alunos foram considerados como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que participaram das discussões em sala de aula, desenvolveram experimentos, foram levados a fazer relações entre o conhecimento e o contexto e desenvolver autonomia crítica para analisar dados e tomar decisões. Percebemos, a partir de um instrumento de coleta de dados, que a construção de significados é favorecida quando as explicações científicas têm relação com o contexto do estudante e o professor se torna mediador do processo de construção de significados ao tomar uso da abordagem investigativa para o Ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.subject | Ciclo da água | pt_BR |
dc.subject | Construção de significados | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciclo hidrológico | pt_BR |
dc.subject.other | Água - Estudo | pt_BR |
dc.title | Construção de significados a partir da discussão sobre o ciclo da água | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DA ÁGUA - Filipe pedrosa Barbosa.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.