Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Gustavo Franco Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262815854077795pt_BR
dc.contributor.referee1Ludmila Olandim de Souzapt_BR
dc.creatorTaciana Azizi Santanapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T17:39:12Z-
dc.date.available2020-03-06T17:39:12Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32752-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss how students of Youth and Adult Education interact and participate in discussions about Sexually Transmitted Infections. For data collection, we performed participant observation, written recording and audio/video recording of a sequence of six lessons in two EJA’s classrooms. Specifically, our analyzes turned to the discussions that took place in lessons 1 and 6, in which we observed more active student participation. The results indicate relationships between STI’s and personal experiences, such as married life and knowledge about other diseases. In addition, we indicated the emergence of social issues during discussions, especially when students mobilized gender relations when discussing STIs. We indicate the relevance of a biopsychosocial model for teaching STIs, focusing not only on biological aspects of sexuality, but also on social and cultural aspects.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como finalidade discutir como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) interagem e participam em discussões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Para coleta de dados, realizamos observação participante, registro em diário de campo e gravação de áudio/vídeo de uma sequência de seis aulas no contexto da EJA. Especificamente, nossas análises se voltaram para as discussões ocorridas nas aulas 1 e 6, nas quais observamos participações mais ativa dos estudantes. Os resultados indicam relações estabelecidas pelos estudantes entre as IST’s e vivências pessoais, como a vida conjugal e conhecimentos sobre outras doenças. Além disso, indicamos a emergência de questões sociais durante as discussões, especialmente quando os estudantes mobilizavam relações de gênero ao discutir as IST’s. Nesse sentido, indicamos a relevância de um modelo biopsicossocial para o ensino de IST’s, dando enfoque não apenas em aspectos biológicos da sexualidade, mas também em aspectos sociais e culturais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIST’spt_BR
dc.subjectInterações discursivas.pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação sexualpt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherDoenças sexualmente transmissíveis - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEducação sexual na EJA: a importância do modelo biopsicossocial no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO CECIMIG TACIANA AZIZI.pdf541.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.