Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32752
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Educação sexual na EJA: a importância do modelo biopsicossocial no ensino de ciências |
Authors: | Taciana Azizi Santana |
First Advisor: | Luiz Gustavo Franco Silveira |
First Referee: | Ludmila Olandim de Souza |
Abstract: | Este artigo tem como finalidade discutir como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) interagem e participam em discussões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Para coleta de dados, realizamos observação participante, registro em diário de campo e gravação de áudio/vídeo de uma sequência de seis aulas no contexto da EJA. Especificamente, nossas análises se voltaram para as discussões ocorridas nas aulas 1 e 6, nas quais observamos participações mais ativa dos estudantes. Os resultados indicam relações estabelecidas pelos estudantes entre as IST’s e vivências pessoais, como a vida conjugal e conhecimentos sobre outras doenças. Além disso, indicamos a emergência de questões sociais durante as discussões, especialmente quando os estudantes mobilizavam relações de gênero ao discutir as IST’s. Nesse sentido, indicamos a relevância de um modelo biopsicossocial para o ensino de IST’s, dando enfoque não apenas em aspectos biológicos da sexualidade, mas também em aspectos sociais e culturais. |
Abstract: | This paper aims to discuss how students of Youth and Adult Education interact and participate in discussions about Sexually Transmitted Infections. For data collection, we performed participant observation, written recording and audio/video recording of a sequence of six lessons in two EJA’s classrooms. Specifically, our analyzes turned to the discussions that took place in lessons 1 and 6, in which we observed more active student participation. The results indicate relationships between STI’s and personal experiences, such as married life and knowledge about other diseases. In addition, we indicated the emergence of social issues during discussions, especially when students mobilized gender relations when discussing STIs. We indicate the relevance of a biopsychosocial model for teaching STIs, focusing not only on biological aspects of sexuality, but also on social and cultural aspects. |
Subject: | Educação Ciência - Estudo e ensino Educação sexual Educação de adultos Doenças sexualmente transmissíveis - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32752 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO CECIMIG TACIANA AZIZI.pdf | 541.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.