Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32752
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação sexual na EJA: a importância do modelo biopsicossocial no ensino de ciências
Autor(es): Taciana Azizi Santana
Primeiro Orientador: Luiz Gustavo Franco Silveira
Primeiro membro da banca : Ludmila Olandim de Souza
Resumo: Este artigo tem como finalidade discutir como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) interagem e participam em discussões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Para coleta de dados, realizamos observação participante, registro em diário de campo e gravação de áudio/vídeo de uma sequência de seis aulas no contexto da EJA. Especificamente, nossas análises se voltaram para as discussões ocorridas nas aulas 1 e 6, nas quais observamos participações mais ativa dos estudantes. Os resultados indicam relações estabelecidas pelos estudantes entre as IST’s e vivências pessoais, como a vida conjugal e conhecimentos sobre outras doenças. Além disso, indicamos a emergência de questões sociais durante as discussões, especialmente quando os estudantes mobilizavam relações de gênero ao discutir as IST’s. Nesse sentido, indicamos a relevância de um modelo biopsicossocial para o ensino de IST’s, dando enfoque não apenas em aspectos biológicos da sexualidade, mas também em aspectos sociais e culturais.
Abstract: This paper aims to discuss how students of Youth and Adult Education interact and participate in discussions about Sexually Transmitted Infections. For data collection, we performed participant observation, written recording and audio/video recording of a sequence of six lessons in two EJA’s classrooms. Specifically, our analyzes turned to the discussions that took place in lessons 1 and 6, in which we observed more active student participation. The results indicate relationships between STI’s and personal experiences, such as married life and knowledge about other diseases. In addition, we indicated the emergence of social issues during discussions, especially when students mobilized gender relations when discussing STIs. We indicate the relevance of a biopsychosocial model for teaching STIs, focusing not only on biological aspects of sexuality, but also on social and cultural aspects.
Assunto: Educação
Ciência - Estudo e ensino
Educação sexual
Educação de adultos
Doenças sexualmente transmissíveis - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32752
Data do documento: 30-Nov-2019
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