Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32756
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Trabalhando a sexualidade no ensino médio sob o olhar da afetividade
Autor(es): Alexandra da Silva Benedito
primer Tutor: Anderson Altair Pinheiro de Macedo
primer miembro del tribunal : Cristiane Mendes da Silva Dantas
Resumen: O presente artigo busca resgatar, sob o olhar da afetividade, o tema da sexualidade em uma escola de Ensino Médio noturno da periferia de Belo Horizonte. Trata-se de uma experiência qualitativa, cujo objetivo principal é ouvir relatos dos alunos, quando estes são estimulados por um conteúdo relacionado. Mesmo diante dos avanços sociais e científicos do presente século, a sociedade ainda se vê diante de um cenário com altos índices de gravidez precoce, crescimento da taxa de IST’s e intolerância a diversidade. A estes, ainda pode ser acrescentado o problema encontrado por muitos professores em abordar o assunto. Sob este olhar, pretende-se, resignificar através do diálogo e da afetividade, a importância do processo educativo e como esse é capaz de, construir pontes entre os sujeitos e os temas abordados no estudo da Biologia, apresentando, desta forma, uma possibilidade de que tais temas possam nortear melhor os nossos alunos do ensino médio.
Abstract: O presente artigo busca resgatar, sob o olhar da afetividade, o tema da sexualidade em uma escola de Ensino Médio noturno da periferia de Belo Horizonte. Trata-se de uma experiência qualitativa, cujo objetivo principal é ouvir relatos dos alunos, quando estes são estimulados por um conteúdo relacionado. Mesmo diante dos avanços sociais e científicos do presente século, a sociedade ainda se vê diante de um cenário com altos índices de gravidez precoce, crescimento da taxa de IST’s e intolerância a diversidade. A estes, ainda pode ser acrescentado o problema encontrado por muitos professores em abordar o assunto. Sob este olhar, pretendese, resignificar através do diálogo e da afetividade, a importância do processo educativo e como esse é capaz de, construir pontes entre os sujeitos e os temas abordados no estudo da Biologia, apresentando, desta forma, uma possibilidade de que tais temas possam nortear melhor os nossos alunos do ensino médio.
Asunto: Biologia
Afetividade
Estudantes - Sexo
Educação sexual
Ensino Médio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32756
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Artigo Alexandra-versao ATUALIZADA-mesclado(1).pdf748.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.