Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32756
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Trabalhando a sexualidade no ensino médio sob o olhar da afetividade
Autor(es): Alexandra da Silva Benedito
Primeiro Orientador: Anderson Altair Pinheiro de Macedo
Primeiro membro da banca : Cristiane Mendes da Silva Dantas
Resumo: O presente artigo busca resgatar, sob o olhar da afetividade, o tema da sexualidade em uma escola de Ensino Médio noturno da periferia de Belo Horizonte. Trata-se de uma experiência qualitativa, cujo objetivo principal é ouvir relatos dos alunos, quando estes são estimulados por um conteúdo relacionado. Mesmo diante dos avanços sociais e científicos do presente século, a sociedade ainda se vê diante de um cenário com altos índices de gravidez precoce, crescimento da taxa de IST’s e intolerância a diversidade. A estes, ainda pode ser acrescentado o problema encontrado por muitos professores em abordar o assunto. Sob este olhar, pretende-se, resignificar através do diálogo e da afetividade, a importância do processo educativo e como esse é capaz de, construir pontes entre os sujeitos e os temas abordados no estudo da Biologia, apresentando, desta forma, uma possibilidade de que tais temas possam nortear melhor os nossos alunos do ensino médio.
Abstract: O presente artigo busca resgatar, sob o olhar da afetividade, o tema da sexualidade em uma escola de Ensino Médio noturno da periferia de Belo Horizonte. Trata-se de uma experiência qualitativa, cujo objetivo principal é ouvir relatos dos alunos, quando estes são estimulados por um conteúdo relacionado. Mesmo diante dos avanços sociais e científicos do presente século, a sociedade ainda se vê diante de um cenário com altos índices de gravidez precoce, crescimento da taxa de IST’s e intolerância a diversidade. A estes, ainda pode ser acrescentado o problema encontrado por muitos professores em abordar o assunto. Sob este olhar, pretendese, resignificar através do diálogo e da afetividade, a importância do processo educativo e como esse é capaz de, construir pontes entre os sujeitos e os temas abordados no estudo da Biologia, apresentando, desta forma, uma possibilidade de que tais temas possam nortear melhor os nossos alunos do ensino médio.
Assunto: Biologia
Afetividade
Estudantes - Sexo
Educação sexual
Ensino Médio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32756
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Alexandra-versao ATUALIZADA-mesclado(1).pdf748.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.