Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32762
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Evolução na habilidade de construção de mapas conceituais de ciências por estudantes do ensino fundamental
Autor(es): Bruna Rafaela Drumond Leal
Primeiro Orientador: Marina Assis Fonseca
Primeiro membro da banca : Bruna schall e Pinto
Resumo: Para propor uma alternativa que favoreça a aprendizagem significativa em sala de aula esse trabalho analisou a construção de mapas conceituais, uma abordagem proposta por Joseph D. Novak na década de 70 e ainda pouco utilizada em aulas de ciências. Foram feitas comparações em busca de evidências que mostrassem a evolução na habilidade de construírem um mapa conceitual e também em relação aos conceitos científicos. Os sujeitos dessa pesquisa foram estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental. Ao final da pesquisa foi possível observar evolução e também algumas das dificuldades apresentadas para se construir um mapa conceitual por parte dos estudantes.
Assunto: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem
Mapas cognitivos (Psicologia)
Teoria do conhecimento
Representação do conhecimento (Teoria da informação)
Estruturas conceituais (Teoria da informação)
Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32762
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA LEAL - EVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS.pdf828.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.