Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32762
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Evolução na habilidade de construção de mapas conceituais de ciências por estudantes do ensino fundamental |
Autor(es): | Bruna Rafaela Drumond Leal |
Primeiro Orientador: | Marina Assis Fonseca |
Primeiro membro da banca : | Bruna schall e Pinto |
Resumo: | Para propor uma alternativa que favoreça a aprendizagem significativa em sala de aula esse trabalho analisou a construção de mapas conceituais, uma abordagem proposta por Joseph D. Novak na década de 70 e ainda pouco utilizada em aulas de ciências. Foram feitas comparações em busca de evidências que mostrassem a evolução na habilidade de construírem um mapa conceitual e também em relação aos conceitos científicos. Os sujeitos dessa pesquisa foram estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental. Ao final da pesquisa foi possível observar evolução e também algumas das dificuldades apresentadas para se construir um mapa conceitual por parte dos estudantes. |
Assunto: | Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Aprendizagem Mapas cognitivos (Psicologia) Teoria do conhecimento Representação do conhecimento (Teoria da informação) Estruturas conceituais (Teoria da informação) Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliares |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32762 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA LEAL - EVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS.pdf | 828.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.