Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32762
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Evolução na habilidade de construção de mapas conceituais de ciências por estudantes do ensino fundamental |
Authors: | Bruna Rafaela Drumond Leal |
First Advisor: | Marina Assis Fonseca |
First Referee: | Bruna schall e Pinto |
Abstract: | Para propor uma alternativa que favoreça a aprendizagem significativa em sala de aula esse trabalho analisou a construção de mapas conceituais, uma abordagem proposta por Joseph D. Novak na década de 70 e ainda pouco utilizada em aulas de ciências. Foram feitas comparações em busca de evidências que mostrassem a evolução na habilidade de construírem um mapa conceitual e também em relação aos conceitos científicos. Os sujeitos dessa pesquisa foram estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental. Ao final da pesquisa foi possível observar evolução e também algumas das dificuldades apresentadas para se construir um mapa conceitual por parte dos estudantes. |
Subject: | Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Aprendizagem Mapas cognitivos (Psicologia) Teoria do conhecimento Representação do conhecimento (Teoria da informação) Estruturas conceituais (Teoria da informação) Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliares |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32762 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNA LEAL - EVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS.pdf | 828.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.