Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina Assis Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113947918206338pt_BR
dc.contributor.referee1Bruna schall e Pintopt_BR
dc.creatorBruna Rafaela Drumond Lealpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T19:17:43Z-
dc.date.available2020-03-06T19:17:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32762-
dc.description.resumoPara propor uma alternativa que favoreça a aprendizagem significativa em sala de aula esse trabalho analisou a construção de mapas conceituais, uma abordagem proposta por Joseph D. Novak na década de 70 e ainda pouco utilizada em aulas de ciências. Foram feitas comparações em busca de evidências que mostrassem a evolução na habilidade de construírem um mapa conceitual e também em relação aos conceitos científicos. Os sujeitos dessa pesquisa foram estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental. Ao final da pesquisa foi possível observar evolução e também algumas das dificuldades apresentadas para se construir um mapa conceitual por parte dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherMapas cognitivos (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)pt_BR
dc.subject.otherEstruturas conceituais (Teoria da informação)pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliarespt_BR
dc.titleEvolução na habilidade de construção de mapas conceituais de ciências por estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA LEAL - EVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS.pdf828.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.