Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32762
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marina Assis Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9113947918206338 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bruna schall e Pinto | pt_BR |
dc.creator | Bruna Rafaela Drumond Leal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T19:17:43Z | - |
dc.date.available | 2020-03-06T19:17:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32762 | - |
dc.description.resumo | Para propor uma alternativa que favoreça a aprendizagem significativa em sala de aula esse trabalho analisou a construção de mapas conceituais, uma abordagem proposta por Joseph D. Novak na década de 70 e ainda pouco utilizada em aulas de ciências. Foram feitas comparações em busca de evidências que mostrassem a evolução na habilidade de construírem um mapa conceitual e também em relação aos conceitos científicos. Os sujeitos dessa pesquisa foram estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental. Ao final da pesquisa foi possível observar evolução e também algumas das dificuldades apresentadas para se construir um mapa conceitual por parte dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Mapas cognitivos (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Representação do conhecimento (Teoria da informação) | pt_BR |
dc.subject.other | Estruturas conceituais (Teoria da informação) | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.title | Evolução na habilidade de construção de mapas conceituais de ciências por estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNA LEAL - EVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS.pdf | 828.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.