Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32763
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A percepção de estudantes surdos e ouvintes sobre a ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcar de adição relacionada ao desenvolvimento de DCNT
Autor(es): Flávia Chaves Pereira
Primeiro Orientador: Terezinha Cristina da Costa Rocha
Primeiro membro da banca : Magno Inácio dos Santos
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de estudantes surdos e ouvintes em relação ao acesso às informações sobre ações preventivas em saúde e nos processos de ensino-aprendizado de ciências. As discussões feitas estão relacionadas aos Hábitos Alimentares Saudáveis, com o enfoque especial na identificação da quantidade de açúcares na composição dos alimentos industrializados e o impacto provocado na saúde humana decorrentes do seu consumo excessivo. A consideração dos estudantes surdos no estudo se deu pela pouca disponibilidade de recursos com acessibilidade em Libras que tratem essa temática. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante e o desenvolvimento de uma Sequência Didática, com acessibilidade em Libras. A parte empírica da pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Ribeirão das Neves, Minas Gerais, em uma turma de 7º Ano do ensino fundamental, na qual havia 02 estudantes surdos e 25 ouvintes.
Abstract: This paper presents as the goal of a work done to understand the perception of the deaf students and listeners about the access at the informations in relations at the preventives actions in health at the process of science subject teaching-learned. The discursions done are reelected with the habits of the healthy feeding with a special focus at identifications of sugars present at the composition of the industrialized food and the impact influenced at human health caused by your excessive consume. The considerations of the deaf students at the work gave itself by little possibility of source of research in “Libras Languages symbol for deaf” that refers this thematic. With this purpose, it was realized a quantitative research with participant observation and the development of didactic sequence with accessibility in “Libras language.” The empiric part of the research was realized at a public school at Ribeirão das Neves City, Minas Gerais – Brazil at a class of students of 7° (seven) level at an elementary school, which there were two deaf students and twenty listener students.
Assunto: Educação
Acesso aos serviços de saúde
Promoção da saúde - Aspectos educacionais
Doenças crônicas - Prevenção
Nutrição e saúde pública
Nutrição - Educação
Educação sanitária
Hábitos alimentares
Língua brasileira de sinais - Livros didáticos
Surdos - Linguagem
Surdos - Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32763
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVIA CHAVES PEREIRA - CECi 2019.pdf782.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.