Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32763
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A percepção de estudantes surdos e ouvintes sobre a ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcar de adição relacionada ao desenvolvimento de DCNT |
Authors: | Flávia Chaves Pereira |
First Advisor: | Terezinha Cristina da Costa Rocha |
First Referee: | Magno Inácio dos Santos |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de estudantes surdos e ouvintes em relação ao acesso às informações sobre ações preventivas em saúde e nos processos de ensino-aprendizado de ciências. As discussões feitas estão relacionadas aos Hábitos Alimentares Saudáveis, com o enfoque especial na identificação da quantidade de açúcares na composição dos alimentos industrializados e o impacto provocado na saúde humana decorrentes do seu consumo excessivo. A consideração dos estudantes surdos no estudo se deu pela pouca disponibilidade de recursos com acessibilidade em Libras que tratem essa temática. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante e o desenvolvimento de uma Sequência Didática, com acessibilidade em Libras. A parte empírica da pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Ribeirão das Neves, Minas Gerais, em uma turma de 7º Ano do ensino fundamental, na qual havia 02 estudantes surdos e 25 ouvintes. |
Abstract: | This paper presents as the goal of a work done to understand the perception of the deaf students and listeners about the access at the informations in relations at the preventives actions in health at the process of science subject teaching-learned. The discursions done are reelected with the habits of the healthy feeding with a special focus at identifications of sugars present at the composition of the industrialized food and the impact influenced at human health caused by your excessive consume. The considerations of the deaf students at the work gave itself by little possibility of source of research in “Libras Languages symbol for deaf” that refers this thematic. With this purpose, it was realized a quantitative research with participant observation and the development of didactic sequence with accessibility in “Libras language.” The empiric part of the research was realized at a public school at Ribeirão das Neves City, Minas Gerais – Brazil at a class of students of 7° (seven) level at an elementary school, which there were two deaf students and twenty listener students. |
Subject: | Educação Acesso aos serviços de saúde Promoção da saúde - Aspectos educacionais Doenças crônicas - Prevenção Nutrição e saúde pública Nutrição - Educação Educação sanitária Hábitos alimentares Língua brasileira de sinais - Livros didáticos Surdos - Linguagem Surdos - Educação Educação especial Educação inclusiva Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32763 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FLÁVIA CHAVES PEREIRA - CECi 2019.pdf | 782.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.