Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32771
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Alfabetização científica em Botânica: o conhecimento prévio dos estudantes e a utilização do herbário evolutivo como estratégia de aprendizagem significativa |
Autor(es): | Lorena Gomes dos Santos Araújo |
Primeiro Orientador: | Lúcia Maria Pôrto de Paula |
Resumo: | O ensino de Botânica tem se mostrado desmotivador, pautado em memorização de conceitos e metodologias mecânicas, tornando o aprendizado pouco interessante e arbitrário. Este projeto de intervenção tem o propósito de contribuir para uma aprendizagem significativa acerca da evolução das plantas. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, situada em São Gonçalo do Para, Minas Gerais. Foi aplicado um pré-teste onde obtivemos dados dos conhecimento prévios dos alunos sobre o tema. Em seguida, foi proposto aos alunos a construção de um herbário contendo exemplares dos 4 grupos de plantas. Por fim, um pós-teste foi aplicado. Os resultados obtidos no pré-teste e no pós-teste mostraram que o herbário foi eficiente para o entendimento das características evolutivas do Reino Plantae, além de ter proporcionado a contextualização entre o aprendizado e a flora cotidiana dos alunos, fornecendo, assim, uma aprendizagem potencialmente significativa. |
Abstract: | The teaching of Botany has proved demotivating, based on the memorization of mechanical concepts and methodologies, making learning uninteresting and arbitrary. This intervention project has the purpose of contributing to a significant learning about the evolution of plants. The work was developed with 1st grade students of a State School, located in São Gonçalo do Para, Minas Gerais. A pre-test was applied where we obtained data from the students' previous knowledge on the subject. Then, the students were proposed the construction of a herbarium containing copies of the 4 groups of plants. Finally, a post-test was applied. The results obtained in the pre-test and in the post-test showed that the herbarium was efficient for the understanding of the evolutionary characteristics of the Plant Kingdom, besides having provided the contextualization between the learning and the daily flora of the students, thus providing a potentially significant learning. |
Assunto: | Botânica -- Estudo e ensino Herbários |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32771 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização científica em Botânica o conhecimento prévio dos estudantes e a utilização do herbário evolutivo como estratégia de aprendizagem significativa.pdf | 695.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.