Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lúcia Maria Pôrto de Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7599259408119236pt_BR
dc.creatorLorena Gomes dos Santos Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7427504236890845pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T23:12:13Z-
dc.date.available2020-03-06T23:12:13Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32771-
dc.description.abstractThe teaching of Botany has proved demotivating, based on the memorization of mechanical concepts and methodologies, making learning uninteresting and arbitrary. This intervention project has the purpose of contributing to a significant learning about the evolution of plants. The work was developed with 1st grade students of a State School, located in São Gonçalo do Para, Minas Gerais. A pre-test was applied where we obtained data from the students' previous knowledge on the subject. Then, the students were proposed the construction of a herbarium containing copies of the 4 groups of plants. Finally, a post-test was applied. The results obtained in the pre-test and in the post-test showed that the herbarium was efficient for the understanding of the evolutionary characteristics of the Plant Kingdom, besides having provided the contextualization between the learning and the daily flora of the students, thus providing a potentially significant learning.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Botânica tem se mostrado desmotivador, pautado em memorização de conceitos e metodologias mecânicas, tornando o aprendizado pouco interessante e arbitrário. Este projeto de intervenção tem o propósito de contribuir para uma aprendizagem significativa acerca da evolução das plantas. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, situada em São Gonçalo do Para, Minas Gerais. Foi aplicado um pré-teste onde obtivemos dados dos conhecimento prévios dos alunos sobre o tema. Em seguida, foi proposto aos alunos a construção de um herbário contendo exemplares dos 4 grupos de plantas. Por fim, um pós-teste foi aplicado. Os resultados obtidos no pré-teste e no pós-teste mostraram que o herbário foi eficiente para o entendimento das características evolutivas do Reino Plantae, além de ter proporcionado a contextualização entre o aprendizado e a flora cotidiana dos alunos, fornecendo, assim, uma aprendizagem potencialmente significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectHerbáriopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectConhecimentos prévios em botânicapt_BR
dc.subject.otherBotânica -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherHerbáriospt_BR
dc.titleAlfabetização científica em Botânica: o conhecimento prévio dos estudantes e a utilização do herbário evolutivo como estratégia de aprendizagem significativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.