Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32778
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Lixo como tema para o ensino de Química |
Authors: | Franciane Cristina Toledo Duarte |
First Advisor: | Meiriane Cristina Faria Soares Lima |
First Referee: | Wasley Wagner Gonçalves |
Abstract: | Este trabalho apresenta um relato de experiência que envolveu a produção e desenvolvimento de uma sequência didática para duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio. A sequência foi descrita e comentada com o objetivo de avaliar sua contribuição para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos na abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade). Utilizamos atividades contextualizadas e preocupadas em proporcionar interesse e envolvimento dos estudantes, a fim de que eles fossem capazes de utilizar conceitos e argumentos em discussões relacionadas à construção e exercício da sua cidadania. Foram usados como instrumentos para coleta de dados: diário de campo, questionários, elaboração de textos pelos estudantes e avaliação escrita. A análise dos dados revelou que a sequência, conforme foi organizada, proporcionou o aprendizado de conceitos químicos, associado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais, além de ter contribuído para o envolvimento dos estudantes, que se mostraram interessados e participativos nas atividades. |
Abstract: | This work presents na experience report that involves the production and development of a didactic sequence for two first year high school groups. The sequence was described and commented in order to evaluate its contribution to the teaching and learning of chemical concepts under the STS (Science - Technology - Society) approach. We used contextualized activities concerning the development of students’ interest and involvement, so they are able to use concepts and arguments in discussions related to the construction and exercise of their citizenship. The following instruments were used for data collection: field diary, questionnaires, students’ essays and written exam. Data analysis revealed that the sequence, as it was organized, provided the students with the learnig of chemical concepts associated with social, economic and environmental aspects, as well as contributed to the involvement of students, who were interested and participative in the proposed activities. |
Subject: | Química -- Estudo e ensino Lixo |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32778 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIXO COMO TEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.