Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32806
Type: Monografia (especialização)
Title: Fábula na construção da escrita, leitura, ortografia e pontuação na EJA
Authors: Silma Rodrigues de Oliveira Silva
First Advisor: Carmem Lúcia Eiterer
Abstract: Por meio do Projeto Fábulas os educandos realizam bastante leitura, interpretação, escrita e revisão desse tipo de texto literário, que faz parte da lista de livros das escolas, nas quais foi desenvolvido o trabalho. Os alunos entram em contato com fábulas conhecidas (principalmente as de Esopo), levantam as características das fábulas tradicionais e também lêem fábulas de Monteiro Lobato e Millôr Fernandes. A discussão em torno da moral, das virtudes e vícios é uma etapa importante do trabalho, uma vez que o principal objetivo de leitura está relacionado a tematização dos múltiplos significados dos textos. Esta discussão está presente também nas leituras compartilhadas. A fábula é um texto curto que permite muitos procedimentos de revisão e refacção com forte compromisso com os aspectos gráficos. Esse gênero é bastante propício para discussões de mecanismos para evitar a repetição e pontuação dos discursos direto.
Subject: Educação de adultos
Fábulas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32806
Issue Date: 19-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.pdf794.14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons