Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32835
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Jovens negras da EJA e sua identidade racial: qual a contribuição da escola neste processo? |
Authors: | Tatiana Gonçalves da Silva |
First Advisor: | Cláudio Emanuel dos Santos |
Abstract: | Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens negras da EJA, do município de Ribeirão das Neves/MG, na qual tentamos compreender, através da observação de campo e de entrevistas, se a escola tem contribuído para a formação da identidade racial dessas jovens. Para tal, traçamos alguns apontamentos sobre a História do/a negro/a no Brasil e discutimos sobre os conceitos de gênero e raça, além de analisar as múltiplas identidades dos jovens presentes na EJA e, por fim, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa que apontam para uma revisão e atualização das práticas pedagógicas realizadas nos ambientes escolares no que tange as questões étnico-raciais. |
Subject: | Educação de adultos Negros -- identidade racial |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32835 |
Issue Date: | 19-Nov-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tatiana Gonçalves da Silva.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.