Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32835
Type: Monografia (especialização)
Title: Jovens negras da EJA e sua identidade racial: qual a contribuição da escola neste processo?
Authors: Tatiana Gonçalves da Silva
First Advisor: Cláudio Emanuel dos Santos
Abstract: Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens negras da EJA, do município de Ribeirão das Neves/MG, na qual tentamos compreender, através da observação de campo e de entrevistas, se a escola tem contribuído para a formação da identidade racial dessas jovens. Para tal, traçamos alguns apontamentos sobre a História do/a negro/a no Brasil e discutimos sobre os conceitos de gênero e raça, além de analisar as múltiplas identidades dos jovens presentes na EJA e, por fim, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa que apontam para uma revisão e atualização das práticas pedagógicas realizadas nos ambientes escolares no que tange as questões étnico-raciais.
Subject: Educação de adultos
Negros -- identidade racial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32835
Issue Date: 19-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação de EJA na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiana Gonçalves da Silva.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.