Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33001
Type: Monografia (especialização)
Title: Hormônios na água : os estados possíveis de mundo fabricados por estudantes de um curso técnico em Química no debate sobre uma questão sociocientífica controversa (QSC)
Authors: Luiza Siqueira Nunes
First Advisor: Victor Marcondes de Freitas Santos
First Referee: Alessandra Oliveira
Abstract: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir da análise de dados coletados durante a aplicação de uma Sequência Didática (SD) fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para alunos de um curso técnico profissionalizante em Química. A última etapa da sequência didática consistiu na realização de um júri simulado sobre a Questão Sociocientífica Controversa (QSC): “presença dos hormônios anticoncepcionais nos corpos d’água”. O estudo teve como objetivo principal analisar os estados possíveis de mundo delineados pelos alunos durante a simulação; e caracterizar o surgimento de realidades colaterais. A Teoria Ator-Rede (TAR) foi a ferramenta teórica/metodológica utilizada para análise dos dados. Como resultado, constatou-se a presença de cinco estados de mundo possíveis conjecturados pelas equipes de estudantes representantes e cada um dos interlocutores envolvidos na matriz polêmica, e o surgimento de uma realidade coleral que emergiu da confluência das cinco possibilidades de mundo negociados durante o debate.
Abstract: This work is the result of a research carried out from the analysis of data collected during the application of a Didactic Sequence (DS) based on the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach for students of a professional technical course in Chemistry. The last stage of the didactic sequence consisted in a simulated jury on the Controversial Socioscientific Question (CSQ): “presence of contraceptive hormones in water bodies”. The main objective of the study was to analyze the possible states of the world outlined by the students during the simulation; and to characterize the emergence of collateral realities. The ActorNetwork Theory (ANT) was the theoretical / methodological tool used for data analysis. As a result, it was verified the presence of five possible world states conjectured by the teams of student representatives of each of the interlocutors involved in the controversial matrix, and the emergence of a collateral reality that emerged from the confluence of the five world possibilities negotiated during the debate.
Subject: Ensino técnico
Química - Estudo e ensino
Hormônios
Anticoncepcionais
Àgua
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33001
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Luiza Nunes Completo.pdfMonografia Luiza Nunes Completo1.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons