Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33180
Type: Monografia (especialização)
Title: Preto, mulato, negro ou pardo : alunos em distorção na rede pública de Belo Horizonte
Authors: Júlia Tiemi Sado
First Advisor: Sérgio Dias Cirino
First Co-advisor: Thalita Rodrigues
Abstract: Esse trabalho por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental tem como objeto de análise o processo pelo qual alunos em distorção do ensino fundamental da prefeitura de Belo Horizonte, da região do Barreiro, são classificados conforme a marca social raça/etnia em 2014. A partir da descrição da educação do negro, as formas de classificação da população brasileira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os documentos municipais de Belo Horizonte que sejam pertinentes ao objeto estudado, buscou-se compará-los e verificar quais processos permeiam a nomeação do aluno conforme a raça/etnia e o que esses dados podem sugerir. Há um disparate entre o quantitativo de alunos negros em distorção série/idade em relação aos alunos brancos que mostram a necessidade de estudos sobre o tema raça/etnia devido ao silenciamento das informações.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33180
Issue Date: 5-Mar-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Júlia Sado 06_04_16.pdf6.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.