Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33180
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Preto, mulato, negro ou pardo : alunos em distorção na rede pública de Belo Horizonte |
Authors: | Júlia Tiemi Sado |
First Advisor: | Sérgio Dias Cirino |
First Co-advisor: | Thalita Rodrigues |
Abstract: | Esse trabalho por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental tem como objeto de análise o processo pelo qual alunos em distorção do ensino fundamental da prefeitura de Belo Horizonte, da região do Barreiro, são classificados conforme a marca social raça/etnia em 2014. A partir da descrição da educação do negro, as formas de classificação da população brasileira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os documentos municipais de Belo Horizonte que sejam pertinentes ao objeto estudado, buscou-se compará-los e verificar quais processos permeiam a nomeação do aluno conforme a raça/etnia e o que esses dados podem sugerir. Há um disparate entre o quantitativo de alunos negros em distorção série/idade em relação aos alunos brancos que mostram a necessidade de estudos sobre o tema raça/etnia devido ao silenciamento das informações. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33180 |
Issue Date: | 5-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlia Sado 06_04_16.pdf | 6.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.