Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33281
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Formação continuada e a gestão do tempo dos professores de uma escola de educação infantil
Autor(es): Márcia Aparecida da Silva Santos
primer Tutor: Maria José Batista Pinto Flores
primer miembro del tribunal : Sandra Medina de Souza
Resumen: O objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre a formação continuada e a gestão do tempo dos professores de uma escola de educação infantil. Os desafios para manter a formação continuada sempre orientaram minha carreira profissional, por este motivo me propus investigar nas bibliografias que tratam do universo da criança na educação infantil, nos conceitos de formação continuada, no planejamento e gestão do tempo para ensinar e aprender dos alunos, dos professores (as) e as correlações entre todos. Neste intuído, e a fim de levantar e comprovar os objetivos propostos, foi efetuada uma pesquisa de campo e por intermédio de questionários foram levantados dados com um grupo de 17 professores (as) de uma escola de educação infantil do município de Belo Horizonte, para analisar a gestão do tempo na incorporação da formação continuada em suas rotinas de trabalho. A análise dos dados evidenciou que a formação continuada é uma questão de interesse do grupo de docentes da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, e que o tempo previsto para as Atividades extraclasse (AEC), conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, está implementado na escola. Porém, para que a formação continuada seja inserida neste tempo se faz necessário que os professores tenham autonomia e gestão de seu tempo, para assim utilizarem seus conhecimentos coletivos, dentro do horário de AEC. Desta forma colocarem em prática a formação continuada, provendo respostas às dificuldades e problemas que vivenciam no tempo, no espaço e no local onde exercem suas atividades laborais.
Asunto: Formação continuada
Professores - Administração do tempo
Educação de crianças
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33281
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CPE_LASEB2019_MARCIA.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.