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dc.contributor.advisor1Maria José Batista Pinto Florespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452355484066620pt_BR
dc.contributor.referee1Sandra Medina de Souzapt_BR
dc.creatorMárcia Aparecida da Silva Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-04-16T14:44:16Z-
dc.date.available2020-04-16T14:44:16Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33281-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre a formação continuada e a gestão do tempo dos professores de uma escola de educação infantil. Os desafios para manter a formação continuada sempre orientaram minha carreira profissional, por este motivo me propus investigar nas bibliografias que tratam do universo da criança na educação infantil, nos conceitos de formação continuada, no planejamento e gestão do tempo para ensinar e aprender dos alunos, dos professores (as) e as correlações entre todos. Neste intuído, e a fim de levantar e comprovar os objetivos propostos, foi efetuada uma pesquisa de campo e por intermédio de questionários foram levantados dados com um grupo de 17 professores (as) de uma escola de educação infantil do município de Belo Horizonte, para analisar a gestão do tempo na incorporação da formação continuada em suas rotinas de trabalho. A análise dos dados evidenciou que a formação continuada é uma questão de interesse do grupo de docentes da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, e que o tempo previsto para as Atividades extraclasse (AEC), conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, está implementado na escola. Porém, para que a formação continuada seja inserida neste tempo se faz necessário que os professores tenham autonomia e gestão de seu tempo, para assim utilizarem seus conhecimentos coletivos, dentro do horário de AEC. Desta forma colocarem em prática a formação continuada, provendo respostas às dificuldades e problemas que vivenciam no tempo, no espaço e no local onde exercem suas atividades laborais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGestão do tempopt_BR
dc.subject.otherFormação continuadapt_BR
dc.subject.otherProfessores - Administração do tempopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleFormação continuada e a gestão do tempo dos professores de uma escola de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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