Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33281
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Formação continuada e a gestão do tempo dos professores de uma escola de educação infantil |
Autor(es): | Márcia Aparecida da Silva Santos |
Primeiro Orientador: | Maria José Batista Pinto Flores |
Primeiro membro da banca : | Sandra Medina de Souza |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre a formação continuada e a gestão do tempo dos professores de uma escola de educação infantil. Os desafios para manter a formação continuada sempre orientaram minha carreira profissional, por este motivo me propus investigar nas bibliografias que tratam do universo da criança na educação infantil, nos conceitos de formação continuada, no planejamento e gestão do tempo para ensinar e aprender dos alunos, dos professores (as) e as correlações entre todos. Neste intuído, e a fim de levantar e comprovar os objetivos propostos, foi efetuada uma pesquisa de campo e por intermédio de questionários foram levantados dados com um grupo de 17 professores (as) de uma escola de educação infantil do município de Belo Horizonte, para analisar a gestão do tempo na incorporação da formação continuada em suas rotinas de trabalho. A análise dos dados evidenciou que a formação continuada é uma questão de interesse do grupo de docentes da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, e que o tempo previsto para as Atividades extraclasse (AEC), conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, está implementado na escola. Porém, para que a formação continuada seja inserida neste tempo se faz necessário que os professores tenham autonomia e gestão de seu tempo, para assim utilizarem seus conhecimentos coletivos, dentro do horário de AEC. Desta forma colocarem em prática a formação continuada, provendo respostas às dificuldades e problemas que vivenciam no tempo, no espaço e no local onde exercem suas atividades laborais. |
Assunto: | Formação continuada Professores - Administração do tempo Educação de crianças Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33281 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CPE_LASEB2019_MARCIA.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.