Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33297
Type: Monografia (especialização)
Title: A produção de sabão na educação de jovens e adultos: uma abordagem socio-científica para o ensino e aprendizagem da química
Authors: Daniela Benevenuto Aguiar Andrade
First Advisor: Célio da Silveira Júnior
First Referee: Tatiana Kristini Agostinho Munayer
Abstract: Este trabalho apresenta a análise da elaboração e desenvolvimento de uma sequência de aulas realizada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a temática “Química dos Sabões”. Foi realizado em uma escola estadual, no município de Betim, MG, e contou com a participação dos educandos de uma turma de 3º ano do ensino médio. O objetivo da proposta foi o de contribuir para a construção do conhecimento pelos estudantes, ao envolvê-los na discussão de questões socio-científicas relacionadas à reutilização e ao descarte do óleo de cozinha e dos conhecimentos químicos envolvidos na temática, como a produção de sabão. Para a apuração de indícios de que essa contribuição se deu, a pesquisa contou com a análise de respostas a questionários, e com o registro de observações, de diálogos e de reflexões a partir das compreensões dos sujeitos envolvidos. A pesquisa demonstrou que é possível e desejável que se trabalhe dentro da sala de aula com temas que possibilitam a ampliação dos conhecimentos e que promovam uma aprendizagem relevante para os estudantes.
Subject: Química - Estudo e ensino
Sabão
Química
Educação de jovens e adultos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33297
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanielaBenevenutoArtigoFinal (1).pdf890.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.