Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33315
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A abordagem investigativa do ensino de ciências como promotora da motivação para a aprendizagem de conceitos de fotossíntese
Autor(es): Cristiane da Silva Ribeiro
primer Tutor: Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira
Resumen: Este trabalho buscou pesquisar se a abordagem investigativa no ensino de ciências promoveria a motivação dos alunos para aprender conceitos de fotossíntese através da satisfação das necessidades básicas de autonomia, competência e pertencimento, que segundo a Teoria da Autodeterminação, é o fator essencial para a motivação do sujeito. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo pesquisa ação. Os resultados obtidos nos fornecem indícios acerca da importância do levantamento das concepções prévias dos alunos e da utilização de abordagens inovadoras que promovam um contexto que favoreça a motivação dos alunos.
Asunto: Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Fotossíntese
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33315
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Artigo 01-03-20.pdf826.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.