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http://hdl.handle.net/1843/33315
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A abordagem investigativa do ensino de ciências como promotora da motivação para a aprendizagem de conceitos de fotossíntese |
Autor(es): | Cristiane da Silva Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho buscou pesquisar se a abordagem investigativa no ensino de ciências promoveria a motivação dos alunos para aprender conceitos de fotossíntese através da satisfação das necessidades básicas de autonomia, competência e pertencimento, que segundo a Teoria da Autodeterminação, é o fator essencial para a motivação do sujeito. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo pesquisa ação. Os resultados obtidos nos fornecem indícios acerca da importância do levantamento das concepções prévias dos alunos e da utilização de abordagens inovadoras que promovam um contexto que favoreça a motivação dos alunos. |
Assunto: | Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino Fotossíntese Aprendizagem por atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33315 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
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