Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33317
Type: Monografia (especialização)
Title: A construção de modelos representacionais como proposta didática para facilitar o aprendizado de geometria molecular na disciplina de Química para o Ensino Médio
Authors: Natália Imaculada Silva Canton
First Advisor: Célio Silveira Júnior
Abstract: A geometria molecular é uma das matérias lecionadas no 1º ano do Ensino Médio de grande importância para o Ensino de Química. Ao longo de minha carreira como docente foi possível perceber uma dificuldade significativa na maioria dos alunos em compreender esse assunto. Por isso, o principal objetivo do presente estudo foi ensinar o conteúdo de geometria molecular de uma forma mais dinâmica e agradável, através da construção de modelos que foram elaborados pelos próprios alunos. Com a utilização desses modelos concretos representacionais, obtiveram-se indícios de um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem. Através da sequência de aulas também foi possível perceber que as diferentes representações semióticas utilizadas contribuíram de forma positiva para os diferentes estudantes da turma, que aprendem também de formas diferentes.
Subject: Química -- Estudo e ensino
Modelos químicos -- Estudo e ensino
Moléculas -- Modelos -- Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33317
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Natália Canton.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.