Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33317
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A construção de modelos representacionais como proposta didática para facilitar o aprendizado de geometria molecular na disciplina de Química para o Ensino Médio |
Authors: | Natália Imaculada Silva Canton |
First Advisor: | Célio Silveira Júnior |
Abstract: | A geometria molecular é uma das matérias lecionadas no 1º ano do Ensino Médio de grande importância para o Ensino de Química. Ao longo de minha carreira como docente foi possível perceber uma dificuldade significativa na maioria dos alunos em compreender esse assunto. Por isso, o principal objetivo do presente estudo foi ensinar o conteúdo de geometria molecular de uma forma mais dinâmica e agradável, através da construção de modelos que foram elaborados pelos próprios alunos. Com a utilização desses modelos concretos representacionais, obtiveram-se indícios de um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem. Através da sequência de aulas também foi possível perceber que as diferentes representações semióticas utilizadas contribuíram de forma positiva para os diferentes estudantes da turma, que aprendem também de formas diferentes. |
Subject: | Química -- Estudo e ensino Modelos químicos -- Estudo e ensino Moléculas -- Modelos -- Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33317 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Natália Canton.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.