Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33352
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso do jogo Baralhomas como forma de avaliação de aprendizagem no ensino fundamental - anos finais
Authors: Lorena Melgaço Ornelas Safar
First Advisor: Márcio Antônio da Silva
First Referee: Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Abstract: Devido ao número elevado de aulas expositivas que os estudantes recebem nas salas de aulas é necessário que os professores utilizem estratégias metodológicas diferenciadas para despertar o interesse e atenção dos seus estudantes. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre biomas brasileiros, adaptado pela autora, para o ensino de Ciências. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo – na contribuição da compreensão de um conteúdo. Para analisar a eficácia do jogo, após a abordagem do conteúdo teórico, foi realizado um questionário pré-teste; seguido da aplicação do jogo com 30 alunos do ensino fundamental da rede pública. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve uma melhor compreensão do conteúdo. Também, foi realizada uma avaliação do jogo por parte dos estudantes, como forma de analisar a utilização dessa metodologia para os conteúdos em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre biomas brasileiros e que a abordagem metodológica jogos, mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes.
Subject: Jogos educativos
Jogos simulados em educação
Ciência - Estudo
Natureza - Estudo
Biologia
Ensino fundamental
Inovações educacionais
Educação - Métodos experimentais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33352
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons