Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33370
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino de ciências em espaços não formais
Título(s) alternativo(s): Science teaching in non-formal spaces.
Autor(es): Tiago Zandona Guimarães
Primeiro Orientador: Sirlene Nunes Araújo
Primeiro membro da banca : Ana Carolina Machado Ferrari
Resumo: O ensino de ciências ao abordar a biodiversidade da vida nos biomas enfrenta alguns entraves, como a dificuldade de abstração do estudante e de assimilação a outros conteúdos. O seguinte trabalho teve como objetivo estimular a aprendizagem de conteúdos relacionados à ecologia e preservação ambiental. Para tal, foi desenvolvida uma sequência de ensino por investigação que buscou atender uma proposta pedagógica para minimizar as dificuldades de aprendizado. As aulas se desenvolveram em sala de aula e em uma saída de campo à Serra do Cipó- MG. Em campo os alunos analisaram e vivenciaram as características dos biomas, retratando-as através de desenhos esquemáticos e respostas a um roteiro, contribuindo para uma abordagem menos fragmentada da ecologia. Verificou-se que com a visitação de espaços não formais que houve um aumento na percepção dos alunos às modificações no ambiente provocadas pelas atividades humanas; a atividade favoreceu o protagonismo estudantil e consciência ambiental.
Abstract: Science education in addressing the biodiversity of life in biomes faces some obstacles, such as the difficulty of student abstraction and assimilation to other contents. The following work aimed to stimulate the learning of contents related to ecology and environmental preservation. To this end, a sequence of teaching by investigation was developed that sought to meet a pedagogical proposal to minimize learning difficulties. The classes were developed in the classroom and in a field trip to Serra do Cipó-MG. In the field students analyzed and experienced the characteristics of biomes, portraying them through schematic drawings and script responses, contributing to a less fragmented approach to ecology. It was found that with the visitation of non-formal spaces that there was an increase in students' perception of the changes in the environment caused by human activities; The activity favored student protagonist and environmental awareness.
Assunto: Educação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Métodos de enino
Ciência - Métodos experimentais
Biologia - Estudo e ensino
Biodiversidade - Estudo e ensino
Educação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33370
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

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