Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sirlene Nunes Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2909016833204726pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Carolina Machado Ferraript_BR
dc.creatorTiago Zandona Guimarãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3887886912846224pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-07T15:21:37Z-
dc.date.available2020-05-07T15:21:37Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33370-
dc.description.abstractScience education in addressing the biodiversity of life in biomes faces some obstacles, such as the difficulty of student abstraction and assimilation to other contents. The following work aimed to stimulate the learning of contents related to ecology and environmental preservation. To this end, a sequence of teaching by investigation was developed that sought to meet a pedagogical proposal to minimize learning difficulties. The classes were developed in the classroom and in a field trip to Serra do Cipó-MG. In the field students analyzed and experienced the characteristics of biomes, portraying them through schematic drawings and script responses, contributing to a less fragmented approach to ecology. It was found that with the visitation of non-formal spaces that there was an increase in students' perception of the changes in the environment caused by human activities; The activity favored student protagonist and environmental awareness.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências ao abordar a biodiversidade da vida nos biomas enfrenta alguns entraves, como a dificuldade de abstração do estudante e de assimilação a outros conteúdos. O seguinte trabalho teve como objetivo estimular a aprendizagem de conteúdos relacionados à ecologia e preservação ambiental. Para tal, foi desenvolvida uma sequência de ensino por investigação que buscou atender uma proposta pedagógica para minimizar as dificuldades de aprendizado. As aulas se desenvolveram em sala de aula e em uma saída de campo à Serra do Cipó- MG. Em campo os alunos analisaram e vivenciaram as características dos biomas, retratando-as através de desenhos esquemáticos e respostas a um roteiro, contribuindo para uma abordagem menos fragmentada da ecologia. Verificou-se que com a visitação de espaços não formais que houve um aumento na percepção dos alunos às modificações no ambiente provocadas pelas atividades humanas; a atividade favoreceu o protagonismo estudantil e consciência ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subjectSerra do Cipópt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Métodos de eninopt_BR
dc.subject.otherCiência - Métodos experimentaispt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherBiodiversidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.titleO ensino de ciências em espaços não formaispt_BR
dc.title.alternativeScience teaching in non-formal spaces.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Tiago.pdf867.76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons