Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33406
Type: Monografia (especialização)
Title: Coordenação pedagógica e o processo de formação docente em uma escola de educação infantil
Authors: Cássia Claudiano Costa de Souza
First Advisor: Maria José Batista Pinto Flores
First Referee: Sandra Medina de Souza
Abstract: A realização deste trabalho teve como objetivo pesquisar a percepção dos professores sobre formação continuada e a atuação do coordenador pedagógico geral na mediação desta formação no contexto de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Belo Horizonte, tendo em vista que os professores devem refletir sua prática profissional, buscando aperfeiçoá-la e ao coordenador pedagógico cabe coordenar ações de formação continuada para os docentes e organizar o trabalho pedagógico para que essa formação aconteça. Essa pesquisa buscou contribuir para o entendimento acerca das diversas possibilidades de formação continuada, com destaque para a formação em serviço, que acontece em um espaço escolar privilegiado, por meio de um trabalho colaborativo com trocas de experiência e tem os professores como protagonistas. Contribui também para resgatar a identidade e o território de atuação do coordenador pedagógico geral, por meio da literatura acadêmica e legislação vigente.
Subject: Educação
Professores - Formação
Educação de crianças
Mediação
Professores - Ambiente de trabalho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33406
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cpe-LASEB2019-cassia.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.