Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33424
Type: Monografia (especialização)
Title: Investigando a fotossíntese: análise de uma proposta de ensino por investigação para estudantes do 7º ano
Authors: Lucimeire Cordeiro de Sena Guimarães
First Advisor: Márcio Antônio da Silva
First Referee: Glenda Rodrigues da Silva
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de intervenção com estudantes do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Contagem, Minas Gerais. Utilizamos a pesquisa qualitativa como metodologia para verificar quais são as contribuições do ensino por investigação para o ensino da fotossíntese. O desenvolvimento deu-se por meio da execução de uma atividade experimental investigativa na qual os estudantes tiveram que descobrir em que partes das plantas ocorrem esse processo. A ideia surgiu da observação das aulas experimentais realizadas no laboratório de ciências que eram tradicionais, fundamentadas em roteiros prontos e não estimulavam o aprendizado. Os alunos se envolveram para resolver um problema inicial por meio da elaboração de hipóteses, observação de evidências, análise crítica, sistematização de resultados e conclusões. Os resultados revelaram que o ensino por investigação é um recurso que contribui de maneira significativa para o entendimento da fotossíntese.
Subject: Ciência -- Estudo e ensino
Fotossíntese -- Estudo e ensino
Fotobiologia -- Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33424
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INVESTIGANDO A FOTOSSÍNTESE.pdf945.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.