Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33496
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Mineração e suas controvérsias: desafios de uma abordagem CTSA
Autor(es): Roberta Cristina Gomes Araujo
Primeiro Orientador: Daniela Campolina Vieira
Primeiro membro da banca : Claudio Sergio Estevam
Resumo: Este artigo apresenta a estruturação e análise de uma sequência didática desenvolvida em uma escola pública em Nova Lima. Cidade que possui grande histórico com a atividade minerária. A sequência didática foi desenvolvida com alunos do 3°ano do ensino médio, aborda as Controvérsias Sociocientíficas de forte impacto local (CoSFIL) a partir do foco nas barragens de rejeitos, em uma perspectiva de análise do território. Foram discutidas diferentes percepções de riscos e as formas de ser atingido, sendo a questão da insegurança hídrica uma das vertentes de análise. O objetivo da sequência foi envolver os alunos numa abordagem CTSA e CoSFIL que permitisse trabalhar na construção de conhecimentos, valores e habilidades essenciais na tomada de decisões diante de situações envolvendo mineração. Os resultados demonstraram o desafio em se produzir materiais e uma sequência didática sobre uma temática controversa em âmbito local, mas também apontou uma boa aceitação dos estudantes em relação as atividades didáticas desenvolvidas.
Abstract: This article presents the structuring and analysis of a didactic sequence developed in a public school in Nova Lima. City that has great history with mining activity. The didactic sequence was developed with students from the 3rd year of high school, addressing the Socio-scientific Controversies with strong local impact (CoSFIL) f rom the focus on tailings dams, in a perspective of territorial analysis. Different perceptions of risks and ways of being reached were discussed, with the issue of water insecurity being one of the aspects of analysis. The purpose of the sequence was to involve students in a CTSA and CoSFIL approach that would allow them to work on building essential knowledge, values and skills in decision-making in situations involving mining. The results demonstrated the challenge of producing materials and a didactic sequence on a controversial topic at the local level, but also pointed out a good acceptance by students in relation to the didactic activities developed.
Assunto: Ciência -- Estudo e ensino
Minas e recursos minerais
Barragens de rejeitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33496
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL ROBERTA C G ARAUJO janeiro 2020 POS UFMG.docPDF.pdfRESTRITO710.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons