Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33582
Type: Monografia (especialização)
Title: A apropriação da escrita na educação infantil: explorando o nome próprio
Authors: Adelaine Cristina de Melo Ribeiro
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Valéria Barbosa de Resende
Abstract: A aquisição da escrita é o início oficial do ingresso da criança em nossa sociedade grafocêntrica. O objetivo deste trabalho é entender como a partir da compreensão do nome próprio é possível o início dessa alfabetização. Para as crianças, o nome próprio é o que tem mais significado, exercendo um grande valor social. Para respaldar a análise, foram utilizados como referência os trabalhos de Ana Teberosky(2007), Emilia Ferreiro(2011), Magda Soares (2018) e Mônica Correia Baptista (2010) e as Proposições Curriculares da Educação Infantil de Belo Horizonte. A partir de observações e coletas de dados, foi possível realizar a análise da aplicação de um plano de ação que consistiu em investigar como acontece a aquisição da escrita na educação infantil, iniciando pelo nome próprio e pela disposição da escrita. Entre os principais resultados, observamos que realmente o nome próprio traz muita relevância, sendo um importante referencial para o primeiro repertório de letras das crianças.
Subject: Educação pré-escolar
Nomes pessoais
Escrita
Alfabetização
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33582
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adelaine Riberio.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.