Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34260
Type: Monografia (especialização)
Title: Materiais, métodos e técnicas como recursos didáticos
Authors: Saulo Leonardo de Melo
First Advisor: João Augusto Cristeli de Oliveira
First Referee: Artur Luiz de Souza Maciel
Abstract: A pesquisa busca refletir sobre a atuação do Arte educador, conceituando, por meio de revisão bibliográfica, sua atividade no contexto histórico brasileiro, no empenho de entender esse processo e melhorar suas técnicas de ensino aprendizagem, sua prática cotidiana e, consequentemente, o seu esforço pelo reconhecimento da disciplina, assim como a sua democratização. Traz, ainda, ponderações acerca da omissão do Estado em relação à educação pública e à carência de materiais didáticos nas escolas para se trabalhar as diferentes linguagens artísticas exigidas na Base Nacional Comum Curricular. Com foco na produção de materiais didáticos de baixo custo, como forma alternativa à falta de material didático nas escolas, averigua-se, por meio de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos de sétimo ano de uma escola da rede municipal, a produção de materiais substitutivos. Assim, discorre sobre o processo de criação e desenvolvimento destes materiais, as diversas possibilidades de avaliação e instiga a refletir sobre a eficácia desses materiais no ensino aprendizagem.
Abstract: This research seeks to reflect on the role of Art educator, conceptualizing, through bibliographic review, his activity in the Brazilian historical context, in an effort to understand this process and improve his teaching and learning techniques, his daily practice and, consequently, his effort for the recognition of the discipline, as well as his democratization. It also brings considerations about the State's (government) omission in relation to public education and the lack of didactic materials in schools to work on the different artistic languages required in the Common National Curricular Base. With a focus on the production of low-cost didactic materials, as an alternative to the lack of didactic material in public schools, it is verified, through a qualitative research carried out with seventh year students of a municipal public school, production of substitute materials. Thus, it discusses the process of creating and developing these materials, different possibilities of evaluation and encourages reflection on the effectiveness of these materials in teaching and learning.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Material didático
Ensino - Meios auxiliares
Política e educação - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34260
Issue Date: 29-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATERIAIS METODOS E TECNICAS COMO RECURSOS DIDATICOS.pdf717.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.