Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34371
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Coesão e coerência: plano de aula - proposta de atividade para o 9º ano
Autor(es): Fernanda Carneiro Costa da Silva
Primeiro Orientador: Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
Resumo: O presente trabalho visa a colaborar com o ensino de língua portuguesa, através de uma proposta de exercícios sobre coesão e coerência, especificamente para o 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é disponibilizar ao professor material com base teórica e atividades que explorem os vários tipos de textos, que o auxiliarão em seu planejamento e no ensino do referido conteúdo. O plano de aula foi dividido em três unidades, abordando desde o ensino das nomenclaturas referentes ao assunto, como a análise mais aprofundada de textos diversos. Na última unidade, foram propostos exercícios avaliativos, possibilitando ao professor mensurar o nível de aprendizagem dos alunos. O ensino da coesão e da coerência no processo de aprendizagem é de extrema importância, pois possibilita que o aluno desenvolva e aprimore sua capacidade de análise e compreensão das várias modalidades de textos.
Assunto: Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34371
Data do documento: 1-Ago-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO FINAL - Coesão e Coerência versão final para entregar - revisada 13 12.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.