Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34371
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Coesão e coerência: plano de aula - proposta de atividade para o 9º ano |
Authors: | Fernanda Carneiro Costa da Silva |
First Advisor: | Maria Cândida Trindade Costa de Seabra |
Abstract: | O presente trabalho visa a colaborar com o ensino de língua portuguesa, através de uma proposta de exercícios sobre coesão e coerência, especificamente para o 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é disponibilizar ao professor material com base teórica e atividades que explorem os vários tipos de textos, que o auxiliarão em seu planejamento e no ensino do referido conteúdo. O plano de aula foi dividido em três unidades, abordando desde o ensino das nomenclaturas referentes ao assunto, como a análise mais aprofundada de textos diversos. Na última unidade, foram propostos exercícios avaliativos, possibilitando ao professor mensurar o nível de aprendizagem dos alunos. O ensino da coesão e da coerência no processo de aprendizagem é de extrema importância, pois possibilita que o aluno desenvolva e aprimore sua capacidade de análise e compreensão das várias modalidades de textos. |
Subject: | Aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34371 |
Issue Date: | 1-Aug-2018 |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO FINAL - Coesão e Coerência versão final para entregar - revisada 13 12.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.