Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34513
Tipo: Tese
Título: Três obras de câmara de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) analisadas sob o ponto de vista da parte da flauta à luz dos manuscritos do Museu Villa-Lobos: Choros nº 2 (1924), Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras nº 6 (1938)
Autor(es): Rubem Eloy Schuenck
Primeiro Orientador: Mauricio Freire Garcia
Primeiro membro da banca : Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Segundo membro da banca: Fernando Pacífico Homem
Terceiro membro da banca: Mauricio Alves Loureiro
Quarto membro da banca: Mauro Rodrigues
Resumo: O presente trabalho traz um estudo de três obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959): o Choros Nº (1924) para flauta e clarineta, Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras nº 6 (1938) para flauta e fagote. A partir dos manuscritos e da parte da flauta, nos aprofundamos na sua escrita para este instrumento e também na influência que a música popular urbana na composição dessas obras. Visamos fornecer subsídios técnicos e interpretativos que possam auxiliar na interpretação e análise destas obras.
Abstract: The present work presents a study on three works by Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Choros No. 2 (1924) for flute and clarinet, Quinteto em Forma de Choros (1928), and Bachianas Brasileiras no. 6 (1938) for flute and bassoon. Based on the manuscripts and the flute parts, we focused on his writing for this instrument and also in the influence that the popular urban music on the composition of these works. We aim to provide technical and interpretative subsidies that may assist in the interpretation and analysis of these pieces.
Assunto: Performance musical
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959​
Música para flauta
Música - Análise e apreciação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34513
Data do documento: 2-Set-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Rubem Eloy Schuenck.pdfTrês obras de câmara de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) analisadas sob o ponto de vista da parte da flauta à luz dos manuscritos do Museu Villa-Lobos: Choros nº 2 (1924), Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras nº 6 (1938)20.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons