Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34513
Type: | Tese |
Title: | Três obras de câmara de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) analisadas sob o ponto de vista da parte da flauta à luz dos manuscritos do Museu Villa-Lobos: Choros nº 2 (1924), Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras nº 6 (1938) |
Authors: | Rubem Eloy Schuenck |
First Advisor: | Mauricio Freire Garcia |
First Referee: | Aloysio Moraes Rego Fagerlande |
Second Referee: | Fernando Pacífico Homem |
Third Referee: | Mauricio Alves Loureiro |
metadata.dc.contributor.referee4: | Mauro Rodrigues |
Abstract: | O presente trabalho traz um estudo de três obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959): o Choros Nº (1924) para flauta e clarineta, Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras nº 6 (1938) para flauta e fagote. A partir dos manuscritos e da parte da flauta, nos aprofundamos na sua escrita para este instrumento e também na influência que a música popular urbana na composição dessas obras. Visamos fornecer subsídios técnicos e interpretativos que possam auxiliar na interpretação e análise destas obras. |
Abstract: | The present work presents a study on three works by Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Choros No. 2 (1924) for flute and clarinet, Quinteto em Forma de Choros (1928), and Bachianas Brasileiras no. 6 (1938) for flute and bassoon. Based on the manuscripts and the flute parts, we focused on his writing for this instrument and also in the influence that the popular urban music on the composition of these works. We aim to provide technical and interpretative subsidies that may assist in the interpretation and analysis of these pieces. |
Subject: | Performance musical Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 Música para flauta Música - Análise e apreciação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34513 |
Issue Date: | 2-Sep-2017 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Rubem Eloy Schuenck.pdf | Três obras de câmara de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) analisadas sob o ponto de vista da parte da flauta à luz dos manuscritos do Museu Villa-Lobos: Choros nº 2 (1924), Quinteto em Forma de Choros (1928), e Bachianas Brasileiras nº 6 (1938) | 20.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License