Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34787
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Hip Hop na educação infantil: pertencimento racial nas cores, batidas e rimas |
Authors: | Isabela Cristina Soares Barbosa César |
First Advisor: | Shirley Aparecida de Miranda |
First Referee: | Warley Fabiano Santos |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto de intervenção desenvolvido na Escola Municipal “Moysés Kalil”, situada na Regional Venda Nova, em Belo Horizonte. O Plano de Ação que originou este trabalho foi realizado em uma turma de crianças de quatro e cinco anos, denominada Turma Passarinhos. O tema que serviu de orientação foi o movimento Hip Hop e seus elementos. Como metodologia foram utilizados exibição de clipes musicais, vídeos de dança, rap, oficinas de grafite e produção de autorretrato. Foi possível trabalhar o tema de forma lúdica e criativa, favorecendo a construção positiva de suas identidades numa perspectiva do respeito, da valorização das diferenças e da diversidade. Por meio da cultura Hip Hop as crianças construíram representações positivas através da apreciação e vivência com as artes visuais, as danças e as músicas do movimento. |
Subject: | Hip Hop (cultura popular) Negros - Cultura Relações étnicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34787 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HIP HOP NA EDUCAÇÃO INFANTIL - PERTENCIMENTO RACIAL NAS CORES, BATIDAS E RIMAS.pdf | 4.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.