Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mirele Castanheira Brantpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718987084094020pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Campos de Fariapt_BR
dc.creatorTatiane Moreira Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-01T18:15:52Z-
dc.date.available2021-02-01T18:15:52Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34927-
dc.description.abstractSignificant learning in Visual Arts is composed of a network of meanings and learning essential for the understanding and enjoyment of artistic poetics. The narrative paths guided by the triangular approach, the education of visual culture and the media education are presented as possibilities for organizing the imagery content capable of integrating and dialoguing with the experiences and demands of students in contemporary times, favoring the construction of critical analysis skills and visual understanding and the multicultural look at the meaning of the image. Dialogue about the authors Ana Mae Barbosa (1998, 2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins and Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000, 2001); Evelyne Bévort and Maria Luiza Belloni (2009), among others.pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem significativa em Ensino de Artes Visuais é composta de uma rede de sentidos e significados essenciais para a compreensão e fruição das poéticas artísticas. Os percursos narrativos norteados pela abordagem triangular, a educação da cultura visual e a mídia educação se apresentam como possibilidades de organização do conteúdo imagético capaz de integrar e dialogar com as vivências e demandas dos educandos na contemporaneidade. É possível assim favorecer a construção de competências de análise crítica, compreensão visual e o olhar multicultural na significação da imagem. Dialogam nesse trabalho os autores Ana Mae Barbosa (1998,2007), Lúcia Pimentel (2017), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), Fernando Hernandez (2000); Evelyne Bévort e Maria Luiza Belloni (2009) dentre outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
dc.subjectLeitura da imagempt_BR
dc.subjectEducação da cultura visualpt_BR
dc.subjectMídia educaçãopt_BR
dc.subjectMulticulturalidadept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titlePercursos narrativos para o ensino de artes visuais: ler e vivenciar imagenspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percursos Narrativos para o ensino em Artes Visuais.pdf767.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.