Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35801
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino de ciências por investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólica
Autor(es): Daniel Carlos Martins
Primeiro Orientador: Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira
Primeiro membro da banca : Luiza Gabriela de Oliveira
Resumo: Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com 32 alunos de uma escola particular de Belo Horizonte – Minas Gerais, cujo objetivo era investigar a apropriação da linguagem cientifica destes alunos em atividades investigativas discutindo suas potencialidades e contribuições para o ensino de Ciências. Para tal, foi elaborada uma sequência de ensino de 4 aulas na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação com a temática fermentação alcóolica, no qual os dados de caráter qualitativo que emergiram nas interações em sala de aula foram coletados e analisados à luz dos referenciais da análise do discurso e da alfabetização científica. Acreditamos que tal discussão pode contribuir para o ensino ao descrever potencialidades do ensino por investigação para mediação de atividades em sala de aula. Além disso, os estudantes se mostraram interessados e motivados com essa abordagem metodológica o que aponta que se mostra como uma alternativa para as aulas de ciências fugindo das aulas expositivas e aumentando o repertório de práticas de ensino.
Assunto: Educação
Ciência (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ciência (Ensino médio) - Métodos de ensino
Aprendizagem experimental
Fermentação
Belo Horizonte (MG) - Escolas particulares - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35801
Data do documento: 4-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Ensino de Ciências por Investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólica.pdfEnsino de Ciências Por investigação449.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.