Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35801
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O ensino de ciências por investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólica |
Autor(es): | Daniel Carlos Martins |
Primeiro Orientador: | Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Luiza Gabriela de Oliveira |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com 32 alunos de uma escola particular de Belo Horizonte – Minas Gerais, cujo objetivo era investigar a apropriação da linguagem cientifica destes alunos em atividades investigativas discutindo suas potencialidades e contribuições para o ensino de Ciências. Para tal, foi elaborada uma sequência de ensino de 4 aulas na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação com a temática fermentação alcóolica, no qual os dados de caráter qualitativo que emergiram nas interações em sala de aula foram coletados e analisados à luz dos referenciais da análise do discurso e da alfabetização científica. Acreditamos que tal discussão pode contribuir para o ensino ao descrever potencialidades do ensino por investigação para mediação de atividades em sala de aula. Além disso, os estudantes se mostraram interessados e motivados com essa abordagem metodológica o que aponta que se mostra como uma alternativa para as aulas de ciências fugindo das aulas expositivas e aumentando o repertório de práticas de ensino. |
Assunto: | Educação Ciência (Ensino médio) - Estudo e ensino Ciência (Ensino médio) - Métodos de ensino Aprendizagem experimental Fermentação Belo Horizonte (MG) - Escolas particulares - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35801 |
Data do documento: | 4-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Ensino de Ciências por Investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólica.pdf | Ensino de Ciências Por investigação | 449.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.