Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sérgio Geraldo Torquato de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1636475181654285pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.creatorDaniel Carlos Martinspt_BR
dc.date.accessioned2021-04-22T11:50:00Z-
dc.date.available2021-04-22T11:50:00Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35801-
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com 32 alunos de uma escola particular de Belo Horizonte – Minas Gerais, cujo objetivo era investigar a apropriação da linguagem cientifica destes alunos em atividades investigativas discutindo suas potencialidades e contribuições para o ensino de Ciências. Para tal, foi elaborada uma sequência de ensino de 4 aulas na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação com a temática fermentação alcóolica, no qual os dados de caráter qualitativo que emergiram nas interações em sala de aula foram coletados e analisados à luz dos referenciais da análise do discurso e da alfabetização científica. Acreditamos que tal discussão pode contribuir para o ensino ao descrever potencialidades do ensino por investigação para mediação de atividades em sala de aula. Além disso, os estudantes se mostraram interessados e motivados com essa abordagem metodológica o que aponta que se mostra como uma alternativa para as aulas de ciências fugindo das aulas expositivas e aumentando o repertório de práticas de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFermentaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência (Ensino médio) - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherFermentaçãopt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - Escolas particulares - Educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de ciências por investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Ensino de Ciências por Investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólica.pdfEnsino de Ciências Por investigação449.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.