Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35801
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1636475181654285 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiza Gabriela de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Daniel Carlos Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T11:50:00Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22T11:50:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35801 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com 32 alunos de uma escola particular de Belo Horizonte – Minas Gerais, cujo objetivo era investigar a apropriação da linguagem cientifica destes alunos em atividades investigativas discutindo suas potencialidades e contribuições para o ensino de Ciências. Para tal, foi elaborada uma sequência de ensino de 4 aulas na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação com a temática fermentação alcóolica, no qual os dados de caráter qualitativo que emergiram nas interações em sala de aula foram coletados e analisados à luz dos referenciais da análise do discurso e da alfabetização científica. Acreditamos que tal discussão pode contribuir para o ensino ao descrever potencialidades do ensino por investigação para mediação de atividades em sala de aula. Além disso, os estudantes se mostraram interessados e motivados com essa abordagem metodológica o que aponta que se mostra como uma alternativa para as aulas de ciências fugindo das aulas expositivas e aumentando o repertório de práticas de ensino. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Fermentação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência (Ensino médio) - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Fermentação | pt_BR |
dc.subject.other | Belo Horizonte (MG) - Escolas particulares - Educação | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências por investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólica | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Ensino de Ciências por Investigação como estratégia para a promoção da alfabetização científica acerca da fermentação alcoólica.pdf | Ensino de Ciências Por investigação | 449.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.